Esclarecimento do Prefeito João Batista sobre a situação do lixão da cidade de Barra de São Miguel-PB


Palavras do Prefeito João Batista
Bom tarde, Barra de São Miguel!
Venho, por meio desta nota, esclarecer alguns pontos sobre o polêmico vídeo postado nas redes sociais na tarde de ontem sobre a situação da moradia da senhora Tereza Cândido Costa. Desde já, digo que me solidarizo com esta, não apenas de agora, e que buscarei mais ainda resolver seu problema.
A Prefeitura Municipal conseguiu recursos para construção de um aterro sanitário, iniciou a obra, mas esta obra parou há cerca de 3 ou 4 anos com pouco mais da metade de sua execução. A área, devido a não conclusão do aterro, é operada como uma espécie de lixão há muitos anos e durante várias gestões. E não temos medido esforços para resolver o problema: estamos tentando destravar burocraticamente o reinicio da obra do aterro sanitário; fizemos um Plano de Recuperação da Área Degradada (PRAD) e submetemos este a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (SUDEMA) ano passado, órgão executivo do nosso Estado na parte ambiental, tanto da área do lixão antes operado, quanto da área do aterro que é utilizada de forma irregular ainda; temos um contrato com uma empresa especializada na coleta e no tratamento de resíduos de serviços de saúde (RSS), ou hospitalares, com toda certificação exigida.
O Governo conhece há muito tempo a situação da moradia da senhora, destacando: a gestão passada orientou que a senhora não estabelecesse moradia no local, apresentando todos os problemas que poderiam vir acontecer, mas esta insistiu em comprar a casa e morar ali mesmo com o lixão já existindo; a senhora é catadora de resíduos recicláveis juntamente com sua família e armazena materiais ao redor de sua casa, o que atrai vetores de doenças, não apenas as moscas vistas nas imagens, assumindo o risco disso, pois foi muito bem orientada sobre isso; não sei se foram ou como foram parar, determinados resíduos hospitalares apresentados nas fotos na área do aterro, pois a empresa responsável pela coleta tem feito a coleta regularmente nos postos de saúde da cidade. A própria senhora assume que as moscas aumentaram a partir do momento que deixaram de queimar os resíduos após a catação, o que antes ocorria, mas que foi proibido já que é uma prática condenada por lei a de queimar.
Nós estamos sempre dispostos a resolvermos problemas, sejam estes apresentados as pessoas competentes em alguma das repartições públicas para solução ou espalhados apenas para fazer polêmica. Já visitamos a senhora hoje, oferecemos alternativas e tudo o que for preciso para que ela até mude de moradia, pois o problema da área não depende apenas da Prefeitura para ser resolvida, mas é da senhora também. Por fim, Dona Tereza, conversando conosco, nos tirou a culpa do problema, tanto pelo tempo que já mora no local, como por já termos oferecido soluções. Estamos sempre a disposição...

Agora só nos resta esperar.Parabéns aos envolvidos na denuncia pois sem reivindicações as prefeituras não podem trabalhar.Desde já agradeço e deixo dito aqui toda matéria que seja de elogios ou de reclamações sempre serão bem vindas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário